Vamos participar companheirada: 12ª Parada da Diversidade de Pernambuco

1209244_10201345814903571_834312360_n

 

“Felicidade é coisa séria! Nossa luta é por respeito e dignidade.” Este é o tema da 12ª Parada da Diversidade de Pernambuco, lançada na semana passada pelo Fórum LGBT de Pernambuco, na comemoração do Dia Internacional do Orgulho Lésbico, Gay, Bissexual, Travesti e Transexual.
 Como o tema foi definido?
Em oficina facilitada pelo Prof. Benedito Medrado (Gema/UFPE), realizada no Sintepe, militantes do Fórum LGBT foram estimulados a produzir narrativas particulares, orientadas a partir do princípio da “visibilidade” pública da sexualidade. Após essas narrativas, foram produzidas palavras-síntese, dispostas num painel, que, no curso da discussão, gerou um exercício coletivo para definição de um foco.
O que diz a mensagem?
O grupo escolheu três palavras como foco: liberdade, coragem e respeito.
A partir desta tríade, os integrantes do Fórum discutiram sobre a necessidade de fortalecermos estratégias fundamentais de promoção da diversidade, considerando:
  • o delicado momento político, nacional e local, que tem ameaçado importantes conquistas históricas;
  • a necessidade de discussões tanto do ponto de vista do “direito público”, como da vida em família;
  • a importância de fortalecermos princípios caros à cidadania LGBT, especialmente, no que se refere à positividade dos direitos sexuais;
  • a necessidade de ampliarmos a inserção de LGBT em ações públicas por defesa de direitos, valorizando estratégias de visibilidade pública.

Sobre as paradas

As Paradas são momentos de descontração, de celebração do orgulho de ser LGBT.  É uma estratégia de luta do Fórum LGBT-PE, a partir da qual promovemos visibilidade, como estratégia de fortalecimento de ações no enfrentamento da homofobia e de promoção da livre expressão da sexualidade.
Ao longo desses últimos 12 anos, a Parada da Diversidade de Pernambuco tem se consolidado como um momento de mobilização política da população LGBT e da sensibilização das pessoas sobre as questões ligadas à homofobia.
Como de costume, a 12ª Parada da diversidade de Pernambuco acontecerá no terceiro domingo (15) de setembro de 2013, na Avenida Boa Viagem.
O quê? 12ª Parada da Diversidade de Pernambuco
Quando? 15 de setembro de 2013
Onde? Avenida Boa Viagem
Fonte: Forum LGBT de Pernambuco
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: