Brasil abre debate para criação de organização global de juventude em Fórum internacional que acontece no Peru

De 10 a 13 de setembro o Brasil estará representado em Cuzco, Peru, pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e pela Secretaria-Geral da Presidência da República em busca de avanços na agenda internacional de Juventude. Nesse período acontecerão o Fórum Internacional de Juventudes, de 10 a 12 de setembro, e a Conferência Extraordinária de Ministros e Altos Representantes de Juventude dos países membros da Organização Iberoamericana de Juventude (OIJ), no dia 13.

Na Conferência Extraordinária da OIJ o Brasil, que atualmente preside a OIJ, representado pela Secretaria Nacional de Juventude, apresentará a necessidade de criação de uma organização global para o segmento. De acordo com a secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, a criação de um organismo desse porte visa suprir um déficit de representatividade, canalizando uma série de iniciativas esparsas e descoordenadas. “O tema de juventude ainda permanece sem foro internacional multilateral e de abrangência mundial especificamente dedicado ao assunto. O único organismo que se aproxima dessas condições é a OIJ, que tem 20 anos de existência”.

A secretária ressaltou a crescente importância que o tema de juventude vem ganhando no Brasil e no mundo com diversos movimentos de rua promovidos com forte participação de jovens. Em terras brasileiras, o governo federal criou em 2005 a SNJ e programas específicos para a população jovem, cujo contingente é de aproximadamente 50 milhões de pessoas, o maior registrado em toda sua história demográfica. “Recentemente a promulgação do Estatuto da Juventude consolidou o tema como objeto autônomo e relevante de elaboração e aplicação de políticas públicas no Brasil”, disse Severine.

A secretária também lembrou que o Sistema das Nações Unidas (ONU) já havia identificado a importância de engajamento maior com o público jovem, exemplo disso foi a comemoração do Ano Internacional da Juventude, entre agosto de 2010 e agosto de 2011, e a criação da figura de Representante Especial da ONU para a Juventude em 2013. “Já avançamos, mas precisamos ir além. Os desafios colocados no contexto internacional demandam essa articulação global”, concluiu Severine.

Ministro Gilberto Carvalho em Cuzco – O ministro da Secretaria-Geral da Presidência  da República, Gilberto Carvalho, também irá ao Peru para ministrar a primeira palestra no Fórum Internacional de Juventudes no dia 11. O ministro falará sobre os desafios da participação social no desenvolvimento e implementação de políticas públicas. O presidente do Peru, Ollanta Humala, estará no fechamento do fórum.

O evento reunirá representantes de Juventude dos governos da América Latina e Caribe, organizações e movimentos sociais, empresários, acadêmicos especializados no tema de juventude, além de representações das agências da ONU com ênfase em juventude, como PNUD, UNFPA e Unesco.

O objetivo é, com ampla e diversificada participação, fortalecer as políticas de juventude que entendam os jovens como protagonistas do desenvolvimento, sujeitos de direitos e construtores destas mesmas políticas. O fórum também se dedicará à construção da Agenda de Desenvolvimento e Investimento Social em Juventude, um documento cujo intuito é orientar as políticas voltadas aos jovens a serem desenvolvidas pelos países iberoamericanos.

Serviço:
Fórum Internacional de Juventudes – de 10 a 12 de setembro
Casa Inca Garcilaso de la Veja – Calle Heladeros S/N, Plaza Kusipata, também conhecida como Plaza Regocito, centro da Cidade de Cuzco.
Programação: http://www.oij.org/file_upload/news/doc/20130908235158_14.pdf
Mais informações: http://www.oij.org/es_ES/noticia/cusco-un-punto-de-encuentro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: