TVPT: Jefferson Lima fala sobre a democratização da mídia

Secretário Nacional de Juventude do PT Jefferson Lima defende a intensificação do debate sobre a democratização da mídia no Brasil.

“A mídia passa hoje uma visão de que o jovem é responsável pelos crimes bárbaros do nosso país, principalmente, em relação a juventude negra e aos pobres do nosso Brasil. Nós precisamos ter uma visão diferenciada em relação ao papel da juventude e a perspectiva da juventude brasileira” destacou o secretário.

De acordo com o Jefferson a democratização é uma das formar de combater a veiculação das informações inverídicas, “Para ser ter uma ideia apenas 0,9 % dos homicídios são cometidos pela juventude” afirmou o secretário.

Jefferson ainda demonstrou preocupação em relação a atual imagem imposta a juventude brasileira, “É importante fazer o debate da democratização dos meios de comunicação para informar a nova visão da juventude brasileira, inclusive, dentro da perspectiva do que foi aprovado no Estatuto da Juventude”, enfatizou o petista.

Este mês foi lançado na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei da Mídia Democrática que visa regulamentar os setores de rádio e televisão no Brasil. Na ocasião Jefferson Lima participou do ato que também contou com a participação de diversos representantes de movimentos sociais, ativistas, personalidades públicas e políticos que apoiam a democratização da comunicação no Brasil.

O projeto de lei de iniciativa popular da sociedade civil propõe a regulamentação dos artigos da Constituição de 1988 que garantem a pluralidade e diversidade e impedem monopólio ou oligopólio dos meios de comunicação de massa, estabelecendo princípios para a radiodifusão sob concessão pública (rádio e televisão).

O instrumento foi levado às ruas em 1º de maio, Dia do Trabalhador, pelas entidades da sociedade civil que apoiam a campanha “Para Expressar a Liberdade”. Desde então, já recebeu milhares de assinaturas e já terá atos de lançamento estaduais. Para ingressar no Congresso como vontade popular o Projeto de Iniciativa Popular deve receber 1,3 milhão de assinaturas. Ainda não há prazo para o término da coleta das assinaturas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: