Programa que oferece acesso gratuito a serviços de conexão à internet será ampliado

O Gesac, programa do Ministério das Comunicações (MiniCom) será ampliado. A nova licitação, que vai promover a expansão de 13.379 pontos de presença contratados para quase 31 mil, já está em fase final de elaboração.

Uma das principais mudanças é a adesão do Ministério da Saúde ao programa, com o objetivo de conectar as Unidades Básicas de Saúde.

A velocidade da conexão também vai aumentar: cerca de 70% dos pontos terão uma velocidade mínima de 1 Mbps. Em alguns locais, por outro lado, esta velocidade mínima poderá ser de até 8 Mbps.

“Essas mudanças são possíveis graças à melhoria da infraestrutura de conectividade em nosso país”, explica a secretária de Inclusão Digital do MiniCom, Lygia Pupatto.

Atualmente, apenas cerca de 9% dos pontos de conexão do Gesac são terrestres. Na nova proposta, a proporção de pontos terrestre deve superar os 80%. Já os pontos com tecnologia satelital se destinarão exclusivamente a localidades onde ainda não é possível o atendimento por outras formas de tecnologia, tais como postos de fronteira, áreas de assentamentos e quilombos.

A licitação será realizada na modalidade pregão eletrônico e deverá ser dividida em cinco lotes. Vale ressaltar, também, que o contrato atual de prestação de serviços do Gesac, que encerraria neste mês de agosto, foi prorrogado por mais 12 meses, o que vai garantir a continuidade da conexão. “Nenhum dos pontos de acesso atuais vai ficar sem internet”, garante a secretária.

Fonte: Ministério das Comunicações

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: