UNE convoca juventude para o 61º Coneg em março deste ano

O 61º Conselho Nacional de Entidades Gerais. O Coneg, um dos principais fóruns de deliberação do movimento estudantil, será realizado na capital paulista entre os dias 8 a 10 de março de 2013 e pretende reunir mais de 500 lideranças de Diretórios Centrais e Uniões Estaduais dos Estudantes, além de representantes das Executivas de Cursos.

A diretoria executiva da União Nacional dos Estudantes (UNE) convocou na última segunda-feira (4), durante reunião na sede da entidade em São Paulo, o 61º Conselho Nacional de Entidades Gerais. O Coneg, um dos principais fóruns de deliberação do movimento estudantil, será realizado na capital paulista entre os dias 8 a 10 de março de 2013 e pretende reunir mais de 500 lideranças de Diretórios Centrais e Uniões Estaduais dos Estudantes, além de representantes das Executivas de Cursos.

A diretoria executiva da União Nacional dos Estudantes convocou na última segunda-feira (4/2) , durante reunião na sede da entidade em São Paulo, o 61º Conselho Nacional de Entidades Gerais. O Coneg, um dos principais fóruns de deliberação do movimento estudantil, será realizado na capital paulista entre os dias 8 a 10 de março de 2013 e pretende reunir mais de 500 lideranças de Diretórios Centrais e Uniões Estaduais dos Estudantes, além de representantes das Executivas de Cursos.

O Coneg servirá para a UNE promover o seu Seminário de Assistência Estudantil e também discutir junto às lideranças propostas que serão encaminhadas às conferências livres preparatórias para a 2ª Conferência Nacional da Educação.

Comissão da Verdade 

A reunião teve o objetivo também de discutir a composição da Comissão da Verdade da UNE, lançada recentemente na abertura do 14º Conselho Nacional de Entidades de Base, realizado de 18 a 21 de janeiro de 2013 em Recife, na UFPE.

O desaparecimento de Honestino, atribuído à repressão da ditadura militar (1964-1985), será o primeiro caso investigado pela Comissão, que vai investigar, apurar e esclarecer casos de morte e tortura de pelo menos 46 dirigentes da entidade. O ex-ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vanucchi, comprometeu-se a ajudar e acompanhar de perto o trabalho da comissão.

Jornada de lutas 

Durante a reunião, foi convocada a última plenária de organização da Jornada Nacional de Lutas da Juventude para o dia 23 de fevereiro. A UNE, em parceria com outros movimentos de juventude do país, prepara uma série de manifestações para o próximo mês de março. A principal característica dessa mobilização será a unidade entre as reivindicações e abordagens diversas para o tema da juventude: do movimento cultural ao direito à terra, do combate à violência à defesa dos 10% do PIB para a educação.

Para o presidente da UNE, Daniel Iliescu, 2013 promete ser o ano em que a juventude brasileira fará grandiosas manifestações. ??Nós iremos para as ruas e também nas redes digitais conquistar mais direitos e avanços para o Brasil, como os 10% do PIB para a educação, o fim da violência contra a juventude negra, melhores condições de trabalho no campo e na cidades, e claro, mais democracia na mídia e na política??, afirmou.

Fonte: Site da UNE

Anúncios

Tags:, ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: