TVPT Entrevista: Militância virtual agrega militância física, diz blogueiro petista

tvptentrevistaalexandre

 

A utilização das redes sociais nas campanhas políticas cresceu muito e colaborou para a eleição de companheiros e companheiras de valor. O cenário é interessante porque mostra a migração de ação e pensamento. Quem gosta e quer ficar por dentro de maneira mais minuciosa dos fatos políticos acompanham os artigos dos blogs, dos sites e acabam difundindo também seus pensamentos nas inúmeras redes sociais.

Segundo o militante petista e blogueiro, Alexandre Teixeira, pouco se sabe do real alcance e do significado deste trabalho nas redes sociais porque é uma coisa nova e o trabalho de comunicação dos candidatos com seus públicos deve ser agregador e a internet vem para somar.

“Eu não defendo um trabalho de militância somente virtual, eu acho que o trabalho da militância virtual favorece o trabalho da militância tradicional no sentido em que ele dá velocidade ,  encurta o tempo de transmissão das informações”, explicou Alexandre ressaltando ainda que “…nesse sentido para mim foi uma experiência muito interessante pegar o acúmulo da atividade, de experiência, da vida concreta, vamos chamar assim e trazer isso para a militância virtual. A militância virtual agrega a militância física. Essa experiência que eu acho que os partidos políticos, a sociedade civil, o mundo universitário, ainda tá tentando entender”.

Protagonista da militância petista desde 1984 quando foi candidato a deputado estadual, Alexandre traça neste TV PT Entrevista um paralelo do que foi o início das campanhas com Betinho, travando uma luta nacional para retirar milhares de brasileiros da miséria absoluta à campanha da presidenta Dilma Rousseff.

Ao quer indagado sobre as ações da “grande imprensa” em 2005, onde uma enxurrada de denuncias cai sobre o partido e ele se posiciona mais nas redes sociais porque não havia espaço, nem mesmo de defesa na mídia nacional, Alexandre é categórico em dizer as redes talvez tenham sido o grande suporte de resistência e que isso se mantêm até os dias de hoje.

“Através das redes sociais a gente tem detectado isso, é onde tem surgido as verdadeiras informações que fazem contraponto com o pensamento único do chamado poderio midiático” ressaltou.

O militante blogueiro ressalta ainda que uma das redes tem hoje mais de 80 milhões de pessoas que fazem daquele espaço um local par expor seus pensamentos, concordam e discordam de maneira segura, sem medos e é onde as pessoas poderão saber se o que está sendo falado é verdade ou não.

“De acordo com Teixeira a internet vai ocupar um espaço cada vez maior. Eu acho que inclusive a forma de você difundir ma campanha, ela tende a reduzir o custo, utilizando as redes sociais, porque nas redes sociais você consegue fidelizar as pessoas. Ainda mais quando o trabalho é feito de forma voluntária. As pessoas veem o espaço virtual como um local de colocar o seu sentimento”, destacou Teixeira.

O petista informou também que no primeiro encontro da rede PT, onde milhares de militantes virtuais debateram a eficácia e importância da internet, ficou claro que a militância virtual contribuiu e vai contribuir muito com as decisões políticas no Brasil.

(André Guimarães e Neide Freitas – Portal do PT)

Anúncios

Tags:,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: