Jovem PeTista toma posse como novo presidente da CUT-PE

Eleito para comandar a Central Única de Pernambuco (CUT-PE) até 2015, o agricultor rural e natural do município de Tabira, Carlos Veras, tomou posse e festejou o aniversário de 29 anos da entidade sexta-feira (24). A solenidade foi realizada, a partir das 19h, na Casa de Eventos Josy Martins Recepções – rua José de Holanda, bairro da Torre/Recife e contou com a expressiva presença de militantes do movimento sindical cutista, representantes de sindicatos, CUTs estaduais, Escola Nordeste,  movimentos sociais e da classe política de Pernambuco Também tomaram posse os membros da Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal da entidade pernambucana.

Veras ocupará o cargo deixado por Sérgio Goiana e assume a presidência da Central com o desafio de ampliar o quadro de sindicatos filiados, de defender ainda mais os direitos da classe trabalhadora, de implementar a paridade na Central – obrigatoriedade de 50% dos cargos de direção serem ocupados por mulheres – e reforçar bandeiras históricas da classe trabalhadora, como a redução da jornada de trabalho sem redução de salário, entre outras.

Momento histórico

No palco montado da Casa de Eventos, os convidados Quintino Severo (CUT Nacional), Doriel Santos (Fetape), José Carlos Oliveira (Condsef), Madalena Silva (CUT-PE) e o senador Humberto Costa (PT), destacaram em suas intervenções a história de lutas da Central integrada com os movimentos sociais, as campanhas salariais dos trabalhadores (as) pautadas justiça social, valorização e condições de trabalho, autonomia sindical e salários justos, bem como o momento político da classe trabalhadora, com as eleições municipais e os compromissos da nova gestão em Pernambuco.

O coordenador do Sindicato dos Servidores Federais (Sindsep-PE) e atual diretor financeiro da CUT-PE, Sérgio Goiana, avaliou de forma positiva as ações e tarefas cumpridas no período em que foi presidente por dois mandatos (2006/2012), agradeceu o apoio dos funcionários, dos colaboradores e, principalmente, dos sindicatos vinculados ao campo cutista. Goiana ressaltou a solidariedade dos companheiros (as) servidores federais e reafirmou a disposição de continuar lutando em defesa dos direitos da classe trabalhadora seja quem for o governo. “O projeto da CUT é ampliar os direitos nos segmentos do serviço público federal, estadual e municipal. Nossos desafios são inúmeros, mas, unidos e mobilizados podemos avançar por melhorias de condições de trabalho e salários”, completou.

Desafios e compromissos

Em seu discurso como presidente empossado, Carlos Veras, agradeceu as participações dos companheiros (as) da direção estadual, dos ex-presidentes  Jairo Cabral, Paulo Valença, Jorge Perez e Heleno Araújo, dos representantes das CUTs estaduais e da Escola Nordeste, sindicatos das Zonas da Mata, Agreste e Sertão, além das lideranças de todas as correntes políticas cutistas,  Fetape, Contag e, sobretudo da CUT Nacional representado pelo  secretário de Finanças, Quintino Severo. ” O momento agora é de festa, mas, de reflexão e renovação. A nova direção eleita assume para o triênio 2012/2015 com propostas e desafios, visando defender ainda mais os direitos da classe trabalhadora, manter as pautas sociais e continuar com as lutas da reforma agrária, agricultura familiar e  sustentabilidade, além de firmeza nos enfrentamentos contra patrões e governos”, pontuou.

Veras frisou, também, a importância do cenário político devido da sucessão municipal  em outubro próximo, apontando ser fundamental a unificação dos trabalhadores campo e da cidade, para fortalecer e consolidar interesses coletivos; além de valorizar os homens e mulheres que atuam no serviço público municipal, considerando seu papel estratégico para a efetivação de direitos e construção de um município de mais qualidade.

Por isso, fez questão de enfatizar a presença do candidato a prefeito do Recife, Humberto Costa (PT), ressaltando suas virtudes, experiências e, principalmente sua trajetória política para disputar com plenas condições o pleito do Recife. Ao finalizar agradeceu aos seus familiares e, sobretudo, seus filhos pelo incondicional apoio para comandar os destinos da CUT em Pernambuco. “É uma honra, um grande desafio e temos certeza que construiremos juntos vitórias e conquistas. Para ser ter êxito será necessário o envolvimento de todos (as).Viva a CUT! Viva Pernambuco! Viva o Brasil! ”, encerrou.

Toda a solenidade foi conduzida de forma brilhante pelos companheiros Ronaldo Patrício e Roseli  Arantes, e finalizada com o tradicional corte do bolo de 29 anos, além da apresentação da banda Show Arte, com um cardápio variado de MPB e regional.

Vale lembrar que a nova direção estadual foi eleita por cerca  de 471 delegados durante o 13º Congresso Estadual da CUT Pernambuco (CECUT), realizado nos últimos dias 28, 29, 30 e 31 de maio, no  auditório Tabocas, Centro de Convenções, em Olinda. Os  integrantes da nova gestão da CUT estadual estão em nosso site: www.cutpe.com.br

Fonte: Chico Carlos – CUT-PE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: